sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

6 º Esmeralda Canta Zé Mendes

Triagem realizada em 23 de fevereiro de 2010 confira as classificadas no blog: http://deterracampoegalpao.blogspot.com/ .O festival acontece em Esmeralda/RS nos dias 19 a 21 de março de 2010. A comissão julgadora do festival será formada por:
Éder Goulart
Daniel Busch
Jaime Brum Carlos
Paulo de Freitas Mendonça
Sérgio Rosa

Caixa Cultural promove o Encontro Brasileiro do Acordeom (Curitiba/PR)

De sexta (26) a domingo (28),acontece no Teatro da Caixa o Encontro Brasileiro do Acordeom, reunindo cinco dos maiores acordeonistas brasileiros: os mestres Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Renato Borghetti e os jovens talentos Alessandro Kramer e Luciano Maia. Um encontro de gerações e de regiões, onde predomina o som deste instrumento no contexto da música regional e popular brasileira.
O show apresenta um repertório do cancioneiro popular e das grandes músicas do acordeom e explora de maneira inovadora toda sua musicalidade e sonoridade. As performances são a junção do clássico com o improviso, do nativismo com o contemporâneo, do sul com o nordeste e variam entre solos, duos e o encontro dos cinco instrumentistas, que já participaram de diversos projetos em conjunto.
O objetivo é “fazer com que as pessoas conheçam o acordeom, mostrar que o instrumento, que é parte tão grande da cultura do Rio Grande do Sul e do Nordeste, está vivo”, segundo Luciano Maia. “Queremos divulgar o repertório que está um pouco esquecido e os tantos talentos que temos no país”, completa o músico.
O acordeom, criado na Europa, é um instrumento que servia como uma orquestra portátil. Tem forte influência na música brasileira, com destaque para a música regional gaúcha e nordestina e é imprescindível na história da música brasileira. Atualmente vem sendo redescoberto, dando bons ares em gravações de cantores país afora.

Serviço:
Encontro Brasileiro do Acordeom
Local:
Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: de 26 a 28 de fevereiro
Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Fonte: CAIXA

Rádio Terra Gaúcha


A Rádio Web Terra Gaúcha é um espaço criado para divulgação da produção musical do estado do Rio Grande do Sul ,em outras palavras a música de raiz que muitas vezes perde seu espaço em meios de comunicação em massa , buscamos apresentar uma programação variada entre a musicalidade terrunha do Rio Grande do Sul bem como da música folclórica dos países quem compõem a nossa América Latina . A Rádio Web Terra Gaúcha , traz em seu nome a força de toda uma cultura que foi alicerçada por homens e mulheres que buscaram neste garrão de hemisfério um lugar para formar pátria e querência . Nesta segunda-feira dia 23 de Fevereiro , estreia na Rádio Terra Gaúcha , mais um programa que será apresentado aovivo , PROGRAMA PAJADAS E PAJADORES , PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO JORNALISTA VALDEMAR MANCILHAS O MELHOR DA POESIA CRIOLLA . DE SEGUNDA À SEXTA DAS 22H ÀS 24H . OUÇA !
8h às 12h
PROGRAMA PRA O SUL DOS BUENOS
Produção e apresentação de Matias Moura e Tiago Souza , Bom Humor , música de qualidade e Mate Bueno nas tuas manhãs.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Prorrogação das inscrições da Sapecada

Devido ao recesso do correio no feriado de carnaval estamos prorrogando as inscrições para a 18ª Sapecada da Canção Nativa e 10ª Sapecada da Serra Catarinense.

As inscrições para a 18ª Sapecada da Canção Nativa e 10ª Sapecada da Serra Catarinense, indiferente da data de postagem no correio, serão aceitas, impreterivelmente, até as 18:00h do dia 04 de Março de 2010, na Fundação Cultural de Lages, Rua: Benjamin Constant, 141 -Centro – Lages - SC - CEP: 88 501 110
E-mail:
sapecadafestival@hotmail.com

Informações com Carla Arruda - (49) 3224-74-25/ (49) 84051474

5ª Nevada da Canção Nativa - São Joaquim.SC

Relação das 16 músicas Classificadas

1-Pescando terneiro
Letra: Rodrigo Jacques
Musica: Rodrigo Jacques

2-Rincão bonito
Letra: Rogério Ávila
Musica: Jari Terres

3-E a saudade vai de tiro...
Letra: José D. Teixeira e Gujo Teixeira
Musica: Juliano Moreno e Vitor Amorim

4-Recordando
Letra: Kiko Goulart
Musica: Kiko Goulart

5-Alma gaucha
Letra: Anomar Danúbio Vieira
Musica: Mauro Moraes

6-Memorial de rastos
Letra: Xirú Antunes
Musica: Adriano Gomes

7-Zambita que dejaste tu
Letra: Rodrigo Jacques
Musica: Jari Terres

8-Rebenque
Letra: Xirú Antunes
Musica: Juliano Gomes

9-Temporais de saudade
Letra: Fabio Peralta
Musica: Fabio Peralta

10-Alma nochera
Letra: Frederico Viana
Musica: Danielli Rosa e Raineri Spohr

11-Ranchito posteiro
Letra: Gujo Teixeira
Musica: Cristian Camargo

12-Vestidito amarillo
Letra: Evair Suarez Gomes
Musica: Juliano Gomes

13-Baita baile
Letra: Mauro Moraes
Musica: Mauro Moraes

14-Sangue de boi
Letra: Adriano Alves
Musica: André Teixeira

15-Chacarera e liberdade
Letra: Hélvio Luiz Casalinho
Musica: Fabiano Bacchieri

16-A estrada e a rima
Letra: Juarez Machado de Farias
Musica: Rodrigo Maia

Jurados
Marcelo Oliveira
Éder Goulart
Fabrício Harden
Sérgio Carvalho Pereira
Joca Martins

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

26ºReponte da Canção

Os jurados da triagem foram:
Linha Campeira:
Rodrigo Bauer – São Borja
Paulinho Pires – Porto Alegre
Silvério Barcellos – Pelotas

Linha Livre:
Martin César Gonçalves – Jaguarão
Jorge Xavier – São Lourenço do Sul
Ivo Ladislau – Osório

Confira no site as composições classificadas:
http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/
A cidade de Santo Ângelo, Capital das Missões, realiza de 25 a 28 de março de 2010, o 3º Canto Missioneiro da Música Nativa. O festival inicia na quinta-feira, 25, com a 2ª edição do Canto Piá Missioneiro, reunindo jovens cantores e cantoras com até 16 anos de idade. Na mesma noite acontece a Etapa Local do evento, exclusiva para compositores santo-angelenses. Na sexta-feira e no sábado são apresentadas as músicas da Etapa Geral. O festival chega ao seu ápice na noite de domingo, 28 de março, quando se desenvolve a grande final em frente à Catedral Angelopolitana.
As inscrições ao 3º Canto Missioneiro podem ser encaminhadas até o dia 1º de março de 2010 para os seguintes endereços:
· Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude - Rua 03 de Outubro, 800 - Santo Ângelo/RS. CEP: 98.801-610
· IGTF - Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – Av. Borges de Medeiros, 1501 – Sala 10 - Térreo - Porto Alegre/RS – CEP: 90.119.900
· Gente Gaúcha Produções: Rua Vasco da Gama, 575/204-Bairro Rio Branco - Porto Alegre / RS CEP: 90.040.111
A Comissão Avaliadora está composta por Ernesto Fagundes, Heleno Cardeal, Nenito Sarturi, Rodrigo Bauer e Rubilar Ferreira.
Do universo de músicas inscritas serão selecionadas 08 (oito) para o 2º Canto Piá, 10 (dez) para a Etapa Local e 16 (dezesseis) para a Etapa Geral.
As noites classificatórias ocorrerão no Teatro Municipal Antônio Sepp. Não haverá cobrança de ingresso, ficando o público convidado a oferecer um agasalho ou 1 kg de alimento não perecível.
O Canto Missioneiro da Música Nativa é promovido pela prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, com a coordenação artística do produtor Jairo Reis, através da Gente Gaúcha Produções.
Regulamento e informações no site:
www.cantomissioneiro.com.br

Joca em Brasília

Amigos!

Temos o prazer de convidá-los a participar de mais esta festa conosco!
Um grande baile, com o Show do Cantor Joca Martins, para marcar com chave de ouro o início das atividades no CTG Estância Gaúcha do Planalto em Brasília.DF. no ano de 2010. Informamos que não haverá janta, porém petiscos como pasteizinhos, calabresa com cebola e batata frita serão vendidos na copa.

Informações pelos telefones:
61. 3361 0404
61. 9301 1830
61. 8525 2398

1ª Serrania da Canção - Urubici.SC

Troca de jurados:
BETO VENTURA – JONES A. VIEIRA – RAMIRO AMORIM – CARLOS O. V. GOMES – JEAN KIRCHOFF

Em atendimento a diversos requerimentos, o Comitê Técnico da 1ª Serrania da
Canção Gaúcha resolve permitir, além das formas de inscrição já informadas, as inscrições de composições através de correio eletrônico – e-mail. Para tanto, é OBRIGATÓRIO o cumprimento integral das seguintes disposições, sob pena de não aceitação da inscrição:
III.1 – A inscrição deverá ser encaminhada ao e-mail urubiciense@hotmail.com
III.2 – No assunto do email deverá constar: INSCRIÇÃO 1ª SERRANIA – NOME DA COMPOSIÇÃO
III.3 – O email deverá ser enviado com os seguintes anexos:
A) Letra da composição concorrente (somente arquivo em formato .DOC ou .PDF);
B) Áudio da composição concorrente (somente arquivo em formato .MP3 ou .WMA);
C) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.
§1º. A ficha de inscrição enviada on line deverá ser impressa pelos autores, preenchida de próprio punho, assinada e scaneada, devendo ser enviada ao Comitê Técnico da 1ª Serrania da Canção Gaúcha somente em formado .PDF
§2º. Como forma de assegurar a inscrição, o email enviado será respondido com a confirmação da inscrição ou solicitando o cumprimento do aqui disposto para sua validade.
§3º. É vedado o envio de mais de uma inscrição por email, ou seja, cada email deverá conter apenas a inscrição de uma composição.
§4º. As demais disposições do edital do festival continuam inalteradas.

Encerram as inscrições dia 24.02.10.

Cante uma canção em Vacaria

Na noite desta quarta-feira(04.02) foram apresentadas as 10 músicas classificadas para a final do 7º Festival Cante uma Canção em Vacaria.Mais uma vez o público lotou as dependências da Concha Acústica para apreciar as interpretações das músicas finalistas e permaneceu até o final da apresentação dos vencedores, onde houve mais uma homenagem ao Coordenador geral do festival, Antônio Adalmir Alves, que faleceu há poucos dias.
As apresentações iniciaram às 21 horas e o público conheceu os vencedores somente na madrugada desta quinta-feira. Os vencedores foram:

Música mais popular: Vida de cabelos brancos
Melhor intérprete vocal: Buenas M’espalho
Melhor instrumentista: Elias Rezende
1º Lugar: Vida de cabelos brancos – Nilton Ferreira
2º Lugar: Nos tempos de ferro e fogo – Buenas e M’espalho
3º Lugar: Bem mais do que viver – João Chagas Leite

Desde o início do Rodeio já está à venda o CD com as 18 músicas participantes desta 7ª edição do festival. Quem estiver no parque pode comprar diretamente na barraca da gravadora Acit, ao custo de R$ 10,00. Para quem estiver longe, pode comprar pelo site da gravadora, através do link: http://www.acit.com.br/loja_detProdutos.aspx?idProduto=74041890

www.rodeiodevacaria.com.br

Comparsa da Canção Nativa

Família Bohrer

Gaita, violão e violino, mais a voz e forma-se a harmonia de música e canto em ritmo campeiro de chamamé, de nativismo e de dança de salão.
Em torno de tantos instrumentos musicais, cinco membros de uma mesma família cumprem a missão missioneira de tocar e cantar, de transmitir cultura e de fazer da música forma alegre de comunicação. Romualdo, Romualdinho, Bernardo, Letícia e Pery, todos Bohrer vocacionados para a arte da harmonia da música e do canto.
Todos os filhos de Romualdo Bohrer começaram cedo nessa arte, estimulados pelo pai. Romualdinho, hoje com 25 anos de idade, começou a tocar gaita ponto quando tinha 14 anos. É o primeiro gaiteiro da Família Bohrer, de gaita cromática e ponto. A preferência é porque a gaita ponto agrada mais a esse gaiteiro, professor de gaita ponto.
Como a gaita ponto tem só oito notas naturais, Romualdinho decidiu-se também pela gaita cromática, que exige mais estudo, mas tem escala musical completa, mesmo a chamada "gaita piano" sendo mais fácil de tocar, segundo o gaiteiro que começou na música com teclado.
O grupo de gaita, dois violões e contrabaixo tem repertório baseado no estilo missioneiro, influenciado por região de origem, a Missioneira. Mas, o repertório contempla todos os ritmos gauchescos, da vanera ao chamamé, da rancheira ao xote, passando pelo bugiu e vanerão.
Entre tantos estilos que "gaudereiam" pelos pagos sulinos está o que tem raízes fincadas e perpetuadas pelo gaiteiro Tio Bilia, missioneiro que teve, sempre, a gaita por companheira e que fez escola com esse instrumento. "Esse foi um pioneiro que ajudou a expandir a gaita ponto", opina Romualdinho.
É difícil viver da música, várias são as implicações nesse sentido, caso da valorização que ainda não atingiu o ponto desejado. Um motivo que dificulta ao músico viver de sua arte é a concorrência. "Há muito músico bom", na opinião do Bohrer que herdou o nome do pai dele. Além disso, na relação oferta e procura, a oferta também é grande".
Romualdo, o pai dos quatro filhos músicos, fala com alegria da arte que contagiou sua descendência. "Uma bênção", diz referindo-se à união da família dele em torno da música. "Primeiro Deus, depois a vocação de meus filhos aliada à influência e ao estímulo do pai dos Bohrer, violonista e cantor ao lado dos filhos gaiteiros e violonistas e da filha violinista, observa Romualdo.


www.correiolageano.com.br