segunda-feira, 26 de julho de 2010



segunda-feira, 19 de julho de 2010

4ª Ronda da Canção


A 4ª RONDA DA CANÇÃO GAUCHA, não oferecerá ajuda de custo para os participantes em dinheiro, entretanto para aqueles músicos, autores e interpretes de outras cidades ou estados a comissão organizadora do festival disponibilizará alojamento e alimentação totalmente gratuitos.
*O festival irá oferecer alojamentos com estrutura de banheiros, camas e colchões, ficando sob responsabilidade de cada alojado trazer suas roupas de cama (lençol, cobertas e travesseiros.)
Inscrições até 23/08/10
Enviar para: R: “João Ribeiro Branco, nº395, AP 02 Sub solo. Bairro Sagrado Coração de Jesus CEP; 88508-160, Lages – SC AC/ Arthur Mattos

E/ou - “Praça Siqueira Campos nº32 ed. Ana Maria AP. 22 Bairro: Centro CEP: 88501-032 Lages SC”. AC/ Luis Fernando.

Telefones para contato: (49) 9992.6963 com Arthur Mattos (arthur_mattos1@hotmail.com) / (49) 8829.9405 com Luis Fernando.

Agenda SESC Lages

19/07 – segunda – 10H (Teatro de Rua)
“FULANINHA E DONA COISA”
Grupo: Traço Cia de Teatro (Fpolis/SC)
Classificação etária: Livre
LOCAL: CALÇADÃO PRAÇA JOÃO COSTA

20/07 – terça – 20H (Música)
Projeto Sonora Brasil
“A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA PEIXE”
Grupo: Quinteto Leão do Norte (Recife/PE)
Classificação etária: Livre

22/07 – quinta – 20H (Música)
Grupo: “DE CANTO E ALMA” (Lages/SC)
Gênero: Nativista
Classificação etária: 10 anos

23/07 – sexta – 20H (Música)
“CIRANDA DE RITMOS”
Grupo: Lia de Itamaracá (Itamaracá/PE)
Classificação etária: Livre

24/07 – sábado
16H – (Teatro Infantil)
“O MENINO DO DEDO VERDE”
Grupo: Cia. Experimentus de Teatro (Itajaí/SC)
Classificação etária: Livre

20H – (Cinema Adulto)
Filme: “A GUERRA DO FOGO”
Direção: Jean-Jacques Annaud
Aventura – 1981 – 100 min.
Classificação etária: 10 anos

25/07 – domingo – 20H (Teatro)
“VIANDEIROS”
Grupo: Luiz Canoa (Fpolis/SC)
Classificação etária: 10 anos

OBS: TODOS OS ESPETÁCULOS TÊM A ENTRADA FRANCA
EXCETO AS APRESENTAÇÕES MUSICAIS: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Semana Farroupilha 2010


Lages teve participação heróica na Revolução Farroupilha. Em 1839 nos tornamos uma República independente do Brasil Império. Dessa epopéia surgiram os "Bois de Botas", Anita Garibaldi, catarinense, tornou-se a "Heroína dos dois mundos", o Passo de Santa Vitória foi palco de uma grande batalha, a pequena Vila de Lages e os campos da Coxilha Rica abrigaram as tropas de soldados Farrapos e do Império. Toda essa história será contada durante a Semana Farroupilha que está sendo preparada para este ano, de 12 a 19 de setembro. Tudo começa com o lançamento do concurso de pesquisa para os professores de História, que deverão formular textos didáticos sobre o tema. O concurso acontece numa parceria com o Projeto Lendo e Relendo e a Associação Lageana de Escritores. Na véspera do evento o Acampamento Farrapo ocupará espaço no 2º Rodeio da Integração Crioula, no Parque Conta Dinheiro, recebendo o público e convidando para o evento que acontecerá na Via Gastronômica, centro da cidade.

Também durante o Rodeio, acontecerá a solenidade de abertura da Semana Farroupilha, com um show eqüestre que promete ser inesquecível. Já na semana de 13 a 18, o palco do evento será na Via Gastronômica, onde os estabelecimentos comerciais já começam a se preparar para receber o público, com toda uma decoração diferenciada e cardápios especiais nos restaurantes. A programação artística deve acontecer de segunda a sexta das 17h às 20h e no sábado das 06h às 18h, numa parceria entre a Associação Corredor Cultural Nativista, o Sistema Catarinense de Comunicação, a Secretaria de Turismo, a Fundação Cultural de Lages, os empresários da Via Gastronômica, os Centros de Tradições Gaúchas e a Comissão Organizadora.
Já o encerramento do evento deve ocorrer com missa em honra aos Heróis Farroupilhas, pois um dos episódios que marcaram nossa história foi o fato de Giuseppe e Anita Garibaldi terem assistido à Missa do Galo em nossa Catedral, em 1839, quando aqui estiveram com suas tropas.
Durante todos esses dias muitos eventos paralelos promovidos por entidades parceiras deverão complementar a programação, espalhando a chama farrapa por toda a cidade.

Mais informações sobre os preparativos para o evento: Eliana Lima - 88330124 / Leduvino Ramos - 91222300 / Giórgia Vaz - 99914000 / Secretaria de Turismo / Fundação Cultural de Lages / Via Gastronômica.
Por: Eliana Lima

Pátria Sulina

Ao longo de seus seis anos de carreia o grupo fez vários amigos e conquistou seu espaço. Então é chegada a hora de mostrar isso detalhadamente ao nosso povo Sulino, que tanto se orgulha destes seus filhos. Estamos contando em nosso site um pouco de nossa história para que possamos mostrar de onde viemos e onde queremos chegar. Em especial dedicamos e agradecemos a todos os colaboradores, apoiadores, melodistas, escritores, interpretes, arranjadores, produtores e enfim a todos que fizeram e fazem parte de nossa história. E nós do Pátria Sulina acreditamos que: “A vida é um palco. Vivemos em constantes espetáculos que por vezes são apenas cenas e em outras são verdadeiros momentos inesquecíveis”.
“Posentão”, que se abram as cortinas e se acendam as luzes. São nossas vidas em verso e melodia dando continuidade ao roteiro a nós incumbido, pois a vida é um palco.


Acesse: http://www.patriasulina.com.br/
Em seu terceiro CD pela Vertical - o Pátria Sulina se mantém fiel e ainda aperfeiçoa seu formato de interpretar: repertório escolhido criteriosamente, ótimas vozes em freqüentes duetos e, principalmente, respeito às tradições da mais serrana e campeira música nativista. Neste CD, canta exclusivamente letras de Rogério Villagran, musicadas por grandes parceiros. A escolha confere ao disco uma consistência temática de grande valor e credencia o Pátria para mais um exitoso lançamento. O CD já se encontra em todas as lojas do ramo musical pra quem quiser adquirir ou pelo site do grupo.

LABORATÓRIO DE AUTORIA

A Fotografia das Palavras - com Carlos Henrique Schroeder (Jaraguá do Sul/SC).
Romancista, dramaturgo e contista. Autor de oito livros, dentre eles “A rosa verde” (Edufsc) e “Ensaio do Vazio” (7 letras). É editor da Design Editora e da Editora da Casa e assessor do SESC Santa Catarina na área de literatura. É diretor geral da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e cronista fixo (escreve aos sábados) nos jornais A notícia e O Correio do Povo.

Período: 28 e 29/07/2010
Horário: 19:00 às 22:00
Local: SESC/LAGES
Av. D. Pedro II, 1693 -
Informações: 49 - 3222-3936

Blogs novos no ar

Visitem:

* Martim César - http://martimcesar.blogspot.com

* Roberto Borges - http://suldeborges.blogspot.com

* Aline Ribas - http://osfestivais.blogspot.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Laboratórios de Imagem e Escrita - SESC Lages

Entre escrita e imagem: Nuno Ramos e muitos outros - com Victor da Rosa
Victor da Rosa (n. 1984: Florianópolis, Brasil), ensaísta, é Mestre em “Teoria da Literatura” pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde defendeu uma dissertação sobre o poeta e artista visual catalão Joan Brossa. Suas atuais linhas de investigação envolvem textualidades contemporâneas, sobretudo as possíveis relações entre escrita e imagem.

Período: 08 e 09/07/2010
Horário:
19:00 às 22:00
Local:
Procuradoria Geral do Estado – Regional de Lages
Rua: Correia Pinto, 140 (entre loja Havan e Volpato).

A Fotografia das Palavras (laboratório de autoria) - com Carlos Henrique Schroeder (Jaraguá do Sul/SC).
Romancista, dramaturgo e contista. Autor de oito livros, dentre eles “A rosa verde” (Edufsc) e “Ensaio do Vazio” (7 letras). É editor da Design Editora e da Editora da Casa e assessor do SESC Santa Catarina na área de literatura. É diretor geral da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e cronista fixo (escreve aos sábados) nos jornais A notícia e O Correio do Povo.

Período: 14 e 15/07/2010
Horário:
19:00 às 22:00
Local:
Procuradoria Geral do Estado – Regional de Lages
Rua: Correia Pinto, 140 (ao lado da Havan)

Apresentação da Performance: “Entre coluna do espaço-tempo 3” - com o artista Franzoi (Joinville/SC).
Franzoi (1969), natural de Taió, reside em Joinville desde 1988. Arte-educador, artista plástico, ator, curador, diretor teatral e performer. Professor na UNIVILLE nos cursos de Artes Visuais e Design e no Senai no curso Técnico em Moda. Pós-graduado em A Prática Social da Arte: Educação e Sociedade pela USP/UNIVILLE. Atua nas artes plásticas desde 1989 com várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior com seus objetos, instalações, performances, intervenções arquitetônicas e urbanas, atando e costurando memórias esquecidas pela alma.

Período: 17/07/2010
Horário:
10:00 (Local:Procuradoria Geral) e 11:00 (Local: Supermercado Angeloni)
Local:
Procuradoria Geral do Estado – Regional de Lages
Rua: Correia Pinto, 140 (ao lado da Havan)

Recital Sul

Olá amigos!

Estarei apresentando o Recital Sul nesta quinta 08/07 na Parrillada Mercado Del Puerto acompanhado pelo pianista Fernando Leitzke, e a partir da semana que vem estarei nesta mesma casa todas as terça de julho 12, 19 e 26 com o projeto Música a La Carte.

Espero vocês às 21h.


O estudante do curso de Produção em Mídia Audiovisual da UNISC ( Universidade de Santa Cruz do Sul) Matias Moura buscou como tema para um vídeo clip o poema GUITARRA de autoria de Jayme Caetano Braum. O projeto faz parte da disciplina de Fotografia e Iluminação II ministra pelo Professor Alexandre Borges tendo finalidade apenas acadêmica . O poema foi gravado por Fabrício Vasconcellos e Xirú Antunes no CD Toadas de Noite Linda , poemas gaúchos de Fábricio Vasconcellos. O vídeo foi gravado na Fazenda Dom Paysano em Pantano Grande RS tendo como cenário o campo e uma velha tapera . A História é interpretada por Matias Moura e Jóbio Teixeira que entre as vozes firmes de Xirú Antunes e Fabrício Vasconcellos nos trazem nas imagens de campo a grandeza deste poema do mestre Jayme Caetano Braum , mostrando antigos costumes como uma visita à cavalo na casa do amigo pra uma mate na tardezita que se estende lenta , entre um mate e outro o poema se desenvolve com a guitarra por costato ao pé do fogo.

Logo estará postado no site de vídeos www.youtube.com para apreciação como o nome Poema Guitarra de Jayme Caetano Braum . Moura ainda comenta a grande vontade de participar de mostrar e festivais competitivos na categoria do gênero : “ agora com o vídeo pronto e a nota 10 garantida vou buscar festivais e mostras competitivas de cinema e vídeo para inscrever o projeto em virtude de ser um tema bem regional tenho vontade de participar e mostrar para as pessoas que nós os gaúchos temos um olhar diferenciado sobre o mundo em que vivemos buscando sempre respeitar nossa cultura”

”Este vídeo é uma singela homenagem a este mestre Jayme Caetano Braum que contribuiu para o fortalecimento e principalmente para o reconhecimento de nossa arte literária em quanto poesia regional , é também um reconhecimento ao trabalho de dois grandes recitadores e profundos conhecedores da arte declamatória o poeta Xirú Antunes , e o amigo Fabrício Vasconcellos , gracias por nos interpretar seus talentos nesta obra “

Trecho do poema
Seis Cordas Bem estiradas
Abraçadas pelas tramas
Quando a lo Léo te esparramas
Nas Várzeas Enluaradas
Revives as Clarinadas
Do Velho pago bem dito
Quando o Gaúcho proscrito
Nas Andanças da Fronteira
Te escolhe pra companheira
Pra Nunca Viver Solito”
Jayme Caetano Braum

Contato matias.moura@hotmail.com
Mais Informações www.radioterragaucha.com.br / www.campoealma.blogspot.com

Veja o Trailler do projeto
http://www.youtube.com/watch?v=xJjK_ntwsqA

Em Julho tem Cinema no Museu Histórico Thiago de Castro

Cinema Para o Povo Sem Tela Circuito Itinerante - Filme - Doce de Coco

Exibição 12 - 15-07-2010
Local: Sala Danilo Thiago de Castro – Museu Histórico Thiago de Castro

14:30 - Apresentação do Filme e Projeto
14:45 - Exibição do Filme
16:30 - Debate com o diretor do filme, Penna Filho
17:00 – Café, chá de frutas e doce de coco – Hall do Museu Histórico Thiago de Castro

Exibição 2 - 15-07-2010
Local: Sala Danilo Thiago de Castro – Museu Histórico Thiago de Castro

19:00 - Apresentação do Filme e Projeto
19:15 - Exibição do Filme21:00 - Debate com o diretor do filme, Penna Filho
21:30 – Café, chá de frutas e doce de coco - Hall do Museu Histórico Thiago de Castro

Contamos com a sua presença!

domingo, 4 de julho de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CD Sapecadas

Disponíveis para venda
Valor R$15,00
Também a última edição, 18º.
Entrar em contato pelo email quartoderonda@uol.com.br
Valor do sédex em média R$23,80 para RS e PR.

Angelo Franco

08.07 no SERRARIA BAR