quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bahstidores

Amigos novidades no Blog Bahstidores confiram entrevista com Jader Leal e Juliano Gomes, ainda texto de Sabrina Marques < Inversão de Valores>.

Adilson Oliveira lança "No Alvorecer de um Campeiro"

A realização do CD foi uma iniciativa minha e do Jones Andrei Vieira, já faz quase um ano que estamos neste projeto. Ele se formaliza em dois princípios:
- resgate e registro das minhas obras que passaram pelos festivais, nos anos entre 2005 a 2010, nos três estados do sul. Aqui em Lages poucos, conhecem o meu trabalho, pois a maioria delas passou por festivais fora de Lages.
O CD contém 14 composições de festivais e mais 2 inéditas;

- agradecimento a todos os músicos, sejam eles, intérpretes, violeiros, gaiteiros, enfim, todos que passaram por estas obras nos palcos, dividindo alegrias, emoções e o melhor de tudo, por mais uma etapa cumprida ao apresentar mais uma obra ao público.

Nos estúdios, participaram como músicos fixos na gravação: Jones Andrei Vieira, Arthur Boscato, Adilson Oliveira, Juliano Floriani e Rodrigo Velho.
Tivemos ainda participações especiais em 2 músicas: Guilherme Garcia (gaita botoneira), João Rosa (violão) e Reginaldo Farber (violão) e uma com o Vinicius Narciso (bombo leguero).
Dois grupos inteiros participação também, cada um em uma faixa, grupo De Canto e Alma e o grupo Quarteto Coração de Potro.
Os intérpretes dos festivais, também foram chamados e tanto no CD como no show de lançamento vão estar presentes: Romualdo Boher, Ricardo Oliveira, Gilmar Cavalli, Daniel Silva, Beto Ventura, Everaldo Bueno e Juliano Duarte.
Será quase um festival!
Neste trabalho - No Alvorecer de um Campeiro, que é o título do CD, trago 8 músicas letra e música minhas e 8 que são parcerias com Sandro Arruda, Aldo Martins, Aldo Pereira, Anderson Oliveira, Rudenei Rosa e Everaldo Bueno.


A produção do CD é de Jones Andrei Vieira, gravados nos estúdios JA e o lançamento será pela gravadora Vertical - Caxias/RS.

Quanto a expectativa, não espero que o lançamento deste trabalho seja aquele "estouro", mas sim que consiga levar ao conhecimento do povo serrano, um pouco mais do meu trabalho pelo movimento nativista.

Um forte abraço e obrigado pelo trabalho de vocês em nos ajudar a divulgar e preservar o nosso nativismo.
Até sábado!!

Adilson Oliveira
Show de lançamento dia 30.07 no Galpão Bar

quarta-feira, 27 de julho de 2011



terça-feira, 19 de julho de 2011

Agenda

23/07 Baile a moda antiga ou baile do bolo frito no Galpão Gaúcho
23.07 Show Éder Goulart na Pousada Rural do Sesc
22 a 24.07 Fecart
30/07 Adilson Oliveira lançando seu CD "Nos festivais" no Galpão Gaúcho


11.08 Ênio Medeiros no Serraria Bar
13/08 João Chagas Leite no Galpão Gaúcho
20.08 Show Arthur Mattos lançamento do CD "Lidas, Guitarras e Sonhos" no Galpão Gaúcho

07 a 11.09 III Rodeio de Integração Crioula (http://www.integracaocrioula.com.br/)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

De cima da serra

Dia 16 de junho Éder Goulart lançou seu mais recente trabalho intitulado "De cima da serra", pela gravadora Vertical. Transmissão ao vivo pela Rádio Sul.
Agradecemos sua atenção, simpatia e por ceder uma entrevista que logo estará no ar, agradecemos ao Galpão pelo espaço e ao Luiz Henrique Freitas pelas filmagens (Matakiterami).
Fotografias de Patricia Berlanda, do show você encontra no http://masquetal.blogspot.com e dos bastidores no http://bahstidores.blogspot.com/.

Dia 23.07 na Pousada Rural do Sesc show de lançamento do CD.
Estará disponível para o público transporte até o evento.
Contatos: 8822 9701

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Já se Vieram


Canções que registram as imagens desse povo que ainda vive nos fundos de corredor, ou nos ranchos de beira de estrada. Tropeiros, alambradores, posteiros, esquiladores, bolicheiros, peões de estância, domadores. Personagens reais que o tempo insiste em apagar, mas não consegue. Basta um domingo de carreiras e lá estão eles. Nas margens das canchas retas, improvisando um jogo de tava e soltando seus versos onde a balaca de cada paisano é pura poesia pampeana. 'Não é só butiá que dá em cacho', 'Água que se queima o rancho' e por aí afora. E – de repente – já está na hora de mais uma penca... ainda hoje posso divisar nos caminhos da memória um Dom Segundo (já no fim da vida) mal e mal se segurando em riba do seu pingo e apostando os pilas, que trazia dobrados na guaiaca, com um 'gaucho' chamado Torquato Flores, mui conhecido por pajador e calavera. O coimeiro, finalmente dá por terminadas as apostas. O tempo parece que para nesse momento... os parelheiros aparecem no partidor... e – como acontece há mais de dois séculos nessas lonjuras da fronteira – ouve-se a frase famosa, que parece haver nascido com o primeiro campeiro, mescla de índio, negro e branco, que povoou estas bandas: 'Já se vieram!'.
Melodias e interpretação: Marco Aurélio Vasconcellos
Letras: Martim César Gonçalves
Arranjos: Marcello Caminha
Lançamento oficial: dia 27 de julho - teatro Bruno Kieffer - Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre –RS

quinta-feira, 14 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

http://bahstidores.blogspot.com


Com o advento da internet e das tecnologias, hoje há espaço suficiente em rede para tratarmos dos mais diversos assuntos e como conseqüência segmentarmos cada vez mais estes assuntos que são abordados. Surgem frequentemente novos blogs de músicos e ligados ao movimento nativista dos festivais, que divulgam agendas, premiações, notícias etc. Mas muito pouco, ou quase nada, se vê nestes blogs sobre os Bastidores destes eventos e suas produções. Pensando nisso, criamos o “BAHstidores”, um blog de temática gaúcha/nativista que visa ser um segmento dos blogs que possuem esta mesma temática.



Nossa proposta editorial do“BAHstidores” é noticiar e divulgar os bastidores dos festivais e eventos nativistas que acontecem no Rio Grande do Sul e Santa Catariana. Além disso, é explorar informações diferenciadas a respeito de produção de Cds, shows, festivais, lançamentos, etc., como também disponibilizar espaço para entrevistas, vídeos e fotos. O blog “BAHstidores” também é um espaço aberto para todos aqueles que quiserem manifestar suas críticas, sugestões e opiniões a respeito destes eventos.


Nossa equipe tem como responsáveis:
Clarissa Moura estudante de Jornalismo, natural de Encruzilhada do Sul/RS
Cristiane Machado consultora em Gestão da Informação, natural de Caçapava do Sul/RS
Letícia Silveira estudante de Letras, natural de São Sepé/RS


Para fazer um trabalho de maior qualidade contamos com auxílio de nossas queridas amigas como Correspondentes Especiais:


Aline Ribas – Pelotas/RS
Blog Os Festivais


Lidiane Oliveira – Porto Alegre/RS
Blog Pulperia


Luciana Siqueira – Santa Maria/RS
Blog Pulperia



Patricia Berlanda – Lages/SC
Jornal e Blog Quarto de Ronda



Sabrina Marques – Pelotas/RS
Blog Festivais Nativistas Patrimônios do RS?


Contamos ainda com o apoio dos amigos:
Matias MouraRádio Terra Gaúcha
Leonardo GadeaGadea Produções

http://www.fronteiradacancao.com.br/
http://www.identidadecampeira.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de julho de 2011



terça-feira, 5 de julho de 2011

Mac Xirú!

Amigos, novidades no blog do Mac Xirú!
Depois de um tempo testando inventos em casa e garimpando novidades para publicar no Quarto de Ronda atualizamos o blog do Mac.
Confiram as receitas desde a edição 28 até a mais recente - 32ª (http://macxiru.blogspot.com)

Quem quiser mandar sua contribuição para sair no próximo Quarto e/ou no blog envia-nos para quartoderonda@uol.com.br!

Em tempo anda rolando emails em massa com troca de receitas ....hummm....massa, receitas, amigos, gostosura, diversão...tudo a ver...vamos participar também!!

Espero que gostem!
:)

Ronda da Canção Gaúcha

Nós da C.C.O da Ronda da Canção Gaúcha criamos este blog para que todos passam acompanhar e tirar suas dúvidas em relação ao festival. Este ano a Ronda da Canção será realizada nos dias 21 e 22 de Outubro Junto a EXPOLAGES no Parque de Exposições, a abertura do evento será dia 20 de Outubro no Galpão Bar Gaúcho com o show de Marcelo Oliveira.
Inscrições e regulamento no:
http://www.4shared.com/document/k8sSB4W8/5_Ronda_da_Cano_Gacha_2011.html

Autor da pintira usada na arte: Francisco Madero Marenco, titulo da obra:"Divisando el norte" arte grafica de Michel Martins.

Abraço a todos
C.C.O da Ronda da Canção
Arthur Mattos
Fernando Costa

http://rondadacancao.blogspot.com/