terça-feira, 22 de abril de 2008

Semana de Tropeiro em Cruz Alta/RS

1ª Tropeada Artística de Cruz Alta, festival de danças tradicionalistas, que ocorrerá nos dias 10 de maio e 11 de maio. O município de Cruz Alta neste ano irá homenagear os tropeiros e a relação dos mesmos com a formação da cidade, a importância para o desenvolvimento do Estado e do País. Isto se dará através de atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e SETUR. A primeira é a Semana do Tropeiro que acontecerá de 4 de maio a 11 de maio, sendo que foi instituído por lei o Dia Municipal do Tropeiro, no dia 8. A programação inclui seminários, mostra gastronômica, palestras, culminando com a entrega do DVD "O Cotidiano das Tropas", com depoimentos inéditos colhidos junto aos mais antigos tropeiros da cidade. A 1ª Tropeada Artística está inserida neste contexto. A segunda será a 28ª Coxilha Nativista, de 31 de julho a 01 de agosto, que nesta edição terá como tema de trabalho "A Essência Tropeira com Alma de Campo". Trata-se do mais antigo festival deste porte ininterrupto no Rio Grande do Sul. Além da música proporcionará mais de 20 atividades culturais ao público.

A razão de homenagear os tropeiros Embora tenha surgido pelas mãos dos jesuítas, Cruz Alta consolidou-se como cidade pelo importante ciclo econômico do tropeirismo. O tropeiro, condutor de tropa, no caso específico mulas, iniciava sua viagem em Cruz Alta, após sair da Argentina, em direção à feira de Sorocaba, em São Paulo. Rossano Cavalari, secretário municipal de Cultura, depois de extensa pesquisa, verificou que dentre os 15 maiores tropeiros brasileiros, cinco são oriundos ou tiveram estreita relação com Cruz Alta. "É compromisso da administração de um município, que surgiu do tropeirismo, resgatar e valorizar esse legado e seus personagens. Por isso a homenagem", diz Rossano.

Programação:
Quinta (08) tem abertura da Semana do Tropeirismo, depois almoço com gastronomia tropeira. À tarde e a noite, conferencias.
Sexta (09) tem City Tour de manhã Museu Erico Verissimo e Arquivo Historico,
à tarde visita ao monumento da Velha Cruz , onde foi o primitivo sítio histórico e pouso de tropeiros, à noite seguem as palestras.
Sábado (10) tem às 10 horas da manhã um grande desfite de tropas pela cidade, piquetes, mulas, e "assemelhados",
ao meio dia tem no Parque de Exposições Almoço com comida tropeira (almoço por adesão).
As 14 horas inicia a Tropeada artística e segue Domingo de manhã e tarde.

Palestrantes confirmados:
Sergio Coelho de Oliveira
Geraldo Bonadio

Secretaria de Cultura de Cruz Alta
Rossano Cavalari


Nenhum comentário: