quarta-feira, 23 de abril de 2008

SENATRO

Com muita muita e muita chuva e frio, começamos o Senatro 2008. Apesar disto e com certeza com este adendo só fez com que o evento tivesse reforçada sua finalidade. Discutir, aprender, dividir conhecimentos, fazer contatos, preservar e divulgar, "olhar o passado com olhos críticos para então construir o presente, lembrar que estamos moldando o novo passado que futuramente será estudado." O que queremos deixar, o que queremos que seja lembrado por nossos sucessores?
Um ponto que acredito ser bastante importante que também foi discutido é a relação do saber cientifico e do saber vivido. Alguns tropeiros remanscentes ainda nos mostram a realidade do que foi toda essa saga de desbravar caminhos, sem o romantismo saudosista mas apontando o descaso das autoridades com a sua história. Aqui não posso deixar de lembrar a simpatia, carisma e vivacidade do Sr. Leo Feltz (tropeiro que fez a travessia de mulas para a Grécia). Vale destacar também a participação de Idelma Aparecida Ferreira Novaes com a palestra "O Tropeirismo no sertão da Bahia" - Barra do Choça/BA. E Zulema Cañas Chaure, diretora do Museu de Mataderos - Buenos Aires, Argentina - que nos brindou com publicações de poesias de Atahualpa Yupanqui. Infelizmente a participação entre público, pesquisadores, palestras de catarinenses foram poucas: Fabiano Teixeira representando o Iphan, Ana Lúcia Herberts com um estudo de um trecho de 15Kms saindo do Passo de Santa Vitória, Renata Corvino com Segura tropa o trem vai passar: o olhar sobre o patrimônio cultural do Vale do Araranguá, Marlon Brandt com Memória das tropas e criadores de porcos a solta em Fraiburgo/SC. Destes apenas um é catarinense nato. Onde estão os estudos, estudiosos, defensores, interessados enfim sobre o assunto?? Como em uma palestra intitulada "Onde foram párar as mulas?", pergunto o que nós catarinenses estamos fazendo efetivamente para cuidar do nosso caminho?
Gostaria de parabenizar pela iniciativa e pela manutenção deste projeto as Srªs. Lucila Sgarbi, Adenair Pereira Velho (Sec. Municipal de Educação e Cultura de Bom Jesus/RS), Jussara Lisboa Madeira (Diretora do Departamento de Cultura) bem como agradecer pela hospitalidade e pela doação dos anais do seminário e da Cartilha intitulada "Tropeirismo" à Biblioteca Pública Municipal de Lages.



Nenhum comentário: