sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Semana Farroupilha

Movimento Tradicionalista Gaúcho comemora Semana Farroupilha com menos apoio que no ano passado

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de Lages, vai comemorar a Semana Farroupilha de hoje até domingo. O presidente do MTG, João Telles, diz que este ano o evento será menor que o promovido em 2008, quando em uma semana foram envolvidas cerca de cinco mil pessoas para celebrar especialmente o 20 de setembro, data em que, em 1835, os farrapos iniciaram sua revolta contra o governo imperial do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
A expectativa, segundo Telles, é de mobilizar em torno de 1.500 pessoas, porque mesmo com programação reduzida Lages está entre as cidades que foram palco da revolução que durou 10 anos (1835-1845). "Nós somos parte da história da Revolução Farroupilha", lembra Telles.
Hoje, às 20 horas, acontece uma palestra na sede do MTG (no acesso norte), sobre a revolução e a participação de Lages na luta. Em seguida, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado faz uma apresentação de dança no local.
No sábado, a partir das 17 horas, cerca de 50 cavaleiros se reúnem no Monumento aos Tropeiros (ao lado da Associação de Moradores do Coral), de onde seguem com a centelha (chama) crioula até o MTG. A chama vai ser usada para acender a centelha do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Após a celebração os CTGs da região serão recebidos para assistir à apresentação do espetáculo "Ladrão de Cincerro", do grupo Sementes, exibições de dança dos CTGs Anita Garibaldi e Planalto Lageano e do grupo "Show de Gaitas", do CTG Alma Pampeana, de Curitibanos.
No domingo, as atividades iniciam às 14 horas e se estendem até as 19 horas, no Espaço Cultural do Supermercado Angeloni, na rua Frei Rogério, com comemoração do sexto aniversário do jornal "Quarto de Ronda", mais apresentações artísticas e coffee break.


www.correiolageano.com.br

Nenhum comentário: