quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resposta sobre o Senatro

Bom Jesus é a Capital do Tropeirismo e a cidade que tem a maior extensão dos Caminhos dos Tropeiros, ruínas e muitos lugares históricos. Estão havendo discussões sobre o orçamento do evento, algumas despesas que necessitam de um melhor controle e a definição de uma data compatível com os recursos financeiros. Através de recursos próprios a situação está complicada, impressão dos livros já está confirmada pela Secretária de Educação.

Sabemos da importância desse evento, tanto é que através de pesquisa recente descobrimos mais de 5km do Caminho de Real em perfeitas condições na coordenada 28°42'56.27"S e 50°14'16.17"O. Além do Caminho das Missões na coordenada 28°28'29.34"S e 50°28'53.48"O e do Caminho dos Conventos na coordenada 28°35'20.32"S e 50° 5'37.67"O. Estamos formatando os 3 caminhos que cruzavam o território de Bom Jesus. Pousadas milionárias estão sendo construídas nas proximidades dos Caminhos dos Tropeiros. O Sebrae é nosso parceiro e 70 empreendimentos já estão participando e cooperando de alguma maneira, ou com a gastronomia tropeira ou com passeios a cavalo por lugares históricos, o site http://www.caminhodostropeiros.com.br/ está em construção dezenas de trilhas serão formatadas. Estamos trabalhando para que as escolas de ensino fundamental sejam inseridas nesse contexto, em anexo encontra-se um exemplo de roteiro que já está pronto.

Jaziel de Aguiar Pereira
Coord. Do Dep. de Turismo

Secretaria Turismo pmbj.sectur@m2net.com.br

Ao menos Bom Jesus se mexe, e está preocupada com seus caminhos, enquanto Lages assiste passivamente a destruição de sua história e de seus patrimônios (exemplo: alagamento do passo de Santa Vitória, depredação do Mercado Público(só reformaram o telhado por que o mesmo despencou) e por aí vai).

Nenhum comentário: