sexta-feira, 16 de julho de 2010

Semana Farroupilha 2010


Lages teve participação heróica na Revolução Farroupilha. Em 1839 nos tornamos uma República independente do Brasil Império. Dessa epopéia surgiram os "Bois de Botas", Anita Garibaldi, catarinense, tornou-se a "Heroína dos dois mundos", o Passo de Santa Vitória foi palco de uma grande batalha, a pequena Vila de Lages e os campos da Coxilha Rica abrigaram as tropas de soldados Farrapos e do Império. Toda essa história será contada durante a Semana Farroupilha que está sendo preparada para este ano, de 12 a 19 de setembro. Tudo começa com o lançamento do concurso de pesquisa para os professores de História, que deverão formular textos didáticos sobre o tema. O concurso acontece numa parceria com o Projeto Lendo e Relendo e a Associação Lageana de Escritores. Na véspera do evento o Acampamento Farrapo ocupará espaço no 2º Rodeio da Integração Crioula, no Parque Conta Dinheiro, recebendo o público e convidando para o evento que acontecerá na Via Gastronômica, centro da cidade.

Também durante o Rodeio, acontecerá a solenidade de abertura da Semana Farroupilha, com um show eqüestre que promete ser inesquecível. Já na semana de 13 a 18, o palco do evento será na Via Gastronômica, onde os estabelecimentos comerciais já começam a se preparar para receber o público, com toda uma decoração diferenciada e cardápios especiais nos restaurantes. A programação artística deve acontecer de segunda a sexta das 17h às 20h e no sábado das 06h às 18h, numa parceria entre a Associação Corredor Cultural Nativista, o Sistema Catarinense de Comunicação, a Secretaria de Turismo, a Fundação Cultural de Lages, os empresários da Via Gastronômica, os Centros de Tradições Gaúchas e a Comissão Organizadora.
Já o encerramento do evento deve ocorrer com missa em honra aos Heróis Farroupilhas, pois um dos episódios que marcaram nossa história foi o fato de Giuseppe e Anita Garibaldi terem assistido à Missa do Galo em nossa Catedral, em 1839, quando aqui estiveram com suas tropas.
Durante todos esses dias muitos eventos paralelos promovidos por entidades parceiras deverão complementar a programação, espalhando a chama farrapa por toda a cidade.

Mais informações sobre os preparativos para o evento: Eliana Lima - 88330124 / Leduvino Ramos - 91222300 / Giórgia Vaz - 99914000 / Secretaria de Turismo / Fundação Cultural de Lages / Via Gastronômica.
Por: Eliana Lima

Nenhum comentário: