segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Visita à 1ª Capital Farroupilha – Piratini/RS

Tudo que antecede a uma viagem faz dela mais divertida, mais nostálgica, será mais uma viagem apenas, sem graça ou então será a “única”.Isso envolve os preparativos, contatos, ansiedade, preocupação, etc, etc.

Ir a Piratini e Bagé era para reencontrar um bem querer muito terno. Uma família emprestada, amigos muito queridos. E desta vez não viajamos em trio, mas em dupla. Valeu Mariana, desculpa qualquer coisa e obrigada por tudo!!

Promovemos um festival de bolos em Piratini reparem: bolo de pêssego, de abacaxi com hortelã, nega maluca, bolo recheado com morango, e bolo com gotas de chocolate...sem falar na recepção, almoço: “patada”. Tivemos oportunidade de conhecer o município, visitamos a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca Pública, casa de Guiseppe Garibaldi, Museu Barbosa Lessa, 1ªPalácio Farroupilha ( onde fomos muito bem atendidos por Pâmela - gracias), entrei em toda portinha que vendia quinquilharia também...A despedida sempre é triste, não uma tristeza dolorida e sim uma saudade que se instala antes mesmo do abraço final. Só sentimos saudade do que no faz bem, de quem gostamos.

Rainha da fronteira
Assim seguimos para Bagé, via Pinheiro Machado, momento este que serviu para eu fazer minhas tarefinhas do curso de escritores. Agradeço a Cris Palma, Cássio Gomes e Alessandro Mattos pela hospitalidade, simpatia conosco nesta estada. Desta vez Bagé será desmembrada diferente, com a logística da Mariana seria impossível nos perder. E desta forma conhecemos um pouco melhor a Rainha da Fronteira, visitamos o Museu Dom Diogo de Souza, muito bem organizado, riquíssimo, infelizmente não pudemos tirar fotos. Fomos a Rural de Bagé, ai aconteceu uma das maiores surpresas. Após contatos telefônicos e por email, tudo acertado para ida ao show da Soledad Pastorutti, fomos informadas que as credenciais eram somente para imprensa local, não se tinha interesse de abrir para pessoas de fora. Nunca antes na história ouvi que um evento não quisesse se expor o máximo possível. Enfim...de qualquer sorte agradeço a atenção de Fabiana Gonçalves. Visitamos também a casa de cultura de Bagé. Recorremos a Expofeira, animais de primeira com certeza. Fomos à apresentação da famosa cantora, abertura de Lisandro Amaral, Aluísio Rockembach, Luciano Fagundes. E na manhã seguinte o momento mais aguardado por mim, encontrar novamente Eron Vaz Mattos. Como não poderia deixar de ser, a vontade é de não parar nunca de ouvir e aprender com ele, tivemos uma aula ótima sobre a guarda jesuíta (Forte de Santa Tecla) e as marcações registradas na terra pelo ir e vir das tropas. Só saímos por que eu precisava voltar para casa. A apresentação de Beto Borges, Aluísio e Sandro Rockembach, Maria do Carmo e Lisandro Amaral na Parrila La Marca foi para encerrar bem à noite.

Coincidências, elas existem!!

Encontramos em Bagé, em frente ao Museu Dom Diogo um carro com a placa de Capão Alto, incrível.Na Parrila encontramos Simone e Eduardo Bianchini, Dido e Sonia Martins.E no Eron conhecemos Sérgio Coirolo (sergiocoirolo.com), artista plástico, desenhista, arquiteto e pintor, talentoso e simpaticíssimo, a coincidência está em que o Sérgio foi colega de faculdade do pai da Mariana.

Quem tiver oportunidade de visitar ambas as cidades não deixe de conhecer melhor seus pontos turísticos e seu povo. Abrindo nossos horizontes somos capazes de dar valor ao que é nosso.

Ciça Ferreira disse...

Olá Patrícia!

Sempre ajudando a preservara a tradição gaúcha!