quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Confira

Ressurgem originais de Hernández

Empresário doa manuscrito de "Martín Fierro" ao Museu Nacional da Argentina.
Num prosaico caderninho de bolicho nasceu o mito primal do imaginário gauchesco. Essa caderneta, preenchida com os oito primeiros cantos do poema Martn Fierro, que se acreditava desaparecida, foi entregue semana passada ao presidente argentino Carlos Menem, numa cerimônia na Casa Rosada, em Buenos Aires. Os versos da obra fundadora teriam sido escritos (os indícios são relevantes) pelo escritor argentino José Hernández durante seu exílio em Santana do Livramento, entre abril de 1871 e fevereiro de 1872.

Leia o restante desta matéria no sítio do Cohen:
http://www.paginadogaucho.com.br/pers/martin-capa.htm
Foto: Casa onde José Hernandez esteve hospedado em Santana do Livramento/RS.


Um comentário:

religiao gremio disse...

Não tem comentários porque só agora aos 64 anos estou tomando conhecimento dos Livros de José Hernandez "Martin Fierro". Ninguém fala, não ensinam nas escolas aqui no Brasil. Para os gaúchos brasileiros seria muito importante. Mas recém estamos cantando o hino do RGS. Ninguém conhecia. Acho que isto tudo é escondido propositadamente do povo
pelas classes dominantes.Estudávamos a Pérsia, a Babilônia, os egípcios e não conhecemos a nossa realidade. Isto só pode ser de interesse de nossos colonizadores através de traidores de nossos ideais.