quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Momento de Ronda - Jornal O Momento - Patricia Berlanda

Coluna publicada dia 30.09
Festival Baqueria de los Piñares em Vacaria.RS será realizado em novembro (4 a 6).
Terá como jurados em sua etapa nacional: - Everton Hoffmann (instrumentista e compositor de Vacaria.RS), - Alberto Ventura Neto (poeta, compositor, intérprete de Lages.SC), - Raul Bittencourt ( compositor, intérprete e apresentador de Vacaria.RS), - Jaime Brun Carlos (compositor, poeta, apresentador de Restinga Seca.RS) e - Rogério Villagran( poeta, compositor e intérprete de São Gabriel.RS)
O vencedor receberá R$ 1,5 mil, o segundo colocado R$ 1 mil e o terceiro 500 reais. Música mais Popular, melhor instrumentista e intérprete, recebem 300 reais cada.
As 10 canções da etapa municipal subirão ao palco no dia 4 de novembro; e as 14 músicas da etapa Nacional, no dia 5 de novembro. No dia 6 será a grande final com as 9 finalistas: 2 da municipal e 7 da nacional.
As inscrições deverão ser enviadas até dia 15 de outubro, em envelope fechado para Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rua Ramiro Barcelos 915, Centro, Vacaria –RS ,CEP : 95200-000
Mais informações: (54) 3232 1176 - http://www.vacaria.rs.gov.br/festival-baqueria-2010.

Fecart aconteceu neste final de semana (24 a 26) no Centro Serra em Lages, um dos maiores encontros de tradicionalistas do estado. Movimentando nestes 3 dias cerca de três mil pessoas entre participantes e público. Em 60 modalidades de competição entre declamações, músicas, danças artísticas, etc. A congregação em volta da tradição gaúcha reúne desde os mais pequenos até a chamada categoria veterana. Os pequenos tradicionalistas pilchados a capricho e as pequenas prendas trajadas com o mais puro mimo, vestidos floridos, meias brancas e sapatos de boneca sem falar nos cabelos. Bom os cabelos são um assunto a parte sem dúvida, há todo um empenho, uma singularidade em cada penteado, as tranças cheias de flores e cada flor colocada milimetricamente de tanto em tanto, combinando com o vestido claro! E as mães como sofrem e torcem por seus pequenos vitoriosos, que lindo ver! Já a juvenil, bom a juvenil e adulta, salta os olhos as aflições adolescentes, a afirmação e a rivalidade crescem. Na veterana a experiência se destaca mas não em muitos casos trazendo serenidade e sim aquele vigor e ânsia de lutar sempre, defender seu CTG e vencer!
Confira o resultado geral no site do MTG SC: http://www.mtgsc.com.br/ver_noticia.asp?codigo=38
O grande vencedor foi o CTG Herança Gaúcha de Chapecó, seguido do CTG Anita Garibaldi e Planalto Lageano ambos de Lages.

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch, resenha feita por Guilherme Macalossi.
O povo brasileiro, em geral, é acusado de não ligar para os valores pátrios. Não penduramos bandeiras em nossas sacadas. Não sabemos cantar o hino nacional. Nossos maiores símbolos são a caipirinha, o carnaval e o futebol. Os brasileiros, no entanto, são patriotas em outro sentido. Acreditam piamente que o fracasso de nosso País não está relacionado a nossa própria incompetência de formar uma nação, mas sim na história mal contada de que um bando de lusitanos expropriou nossas riquezas. Esse tipo de patriotismo, moldado pela ignorância intelectual e transformado em história popular se configura na mais deletéria forma de patriotismo que pode existir. É essa forma de patriotismo que dá origem à nossa cultura subdesenvolvida, ao nosso servilismo cultural.”
Além de recomendar a leitura desse livro, quis colocar aqui esse trechinho da resenha de Guilherme Macalossi para que haja reflexão sobre o que ele coloca e a partir disto tomemos partido da direção da nossa vida, dos rumos que queremos para nossa cidade, estado e país. Que a educação e cultura não estejam sempre a margem e recebam melhor atenção dos políticos e ações concretas aconteçam.Voto consciente nesse 3 de outubro.

Nenhum comentário: